Ana Teresa A. Mello Fiúza

Carta aberta

Caros colegas,

 

Porque integro a chapa “IRIB - CONSTRUINDO PONTES” para as próximas eleições, tendo como presidente, Sergio Jacomino?

 

A vontade de participar e trabalhar VOLUNTARIAMENTE pela nossa classe, é muito maior do que a de continuar deitada no conforto em que eu me encontrava. Sei que iremos travar batalhas que a princípio nos parecerão derrocadas. Contudo, a vontade de ver o reconhecimento certificado publicamente se sobrepõe a qualquer outro sentimento, inclusive, ao perceber a alarmante hostilidade da política brasileira atual.

 

Por isso nos filiamos a quem já conhece o caminho das pedras e está muito qualificado para os embates que advém.

 

Vimos, nos últimos anos, uma gestão débil do IRIB diante das ofensivas rotineiras do Executivo, Legislativo (SINTER, gratuidades, FAADEP, ISS, Receita Federal, tabelas defasadas) e outras que estão por surpreender negativamente. Estas saquearam e estão minando nossa atividade.

 

Como podemos modificar este quadro? Com uma representação qualificada, alianças acadêmicas, corporativas e com setores governamentais, com produção técnica e científica, elaborando o registro eletrônico, a gestão de processos etc.., tudo que nosso candidato Jacomino, com sua experiência e qualificação, conseguiu quando da sua administração. Enquanto isto, a gestão do atual do Instituto, não conseguiu suportar tantas demandas.

 

Nosso slogan construindo pontes, sugerido pelo colega Ivan Lago, tem uma definição relevante e sugestiva de renovação e dinamismo.

 

A Eleição acontecerá no dia 1º de dezembro. Associados efetivos receberão até o dia 1º de novembro, via postal, o regulamento eleitoral e a cédula única para votação.

Reproduzo a seguir o texto de um colega de chapa, o candidato a vice-presidente, que exprime e resume com a maior pertinência as razões para votar no Sergio Jacomino:

 

“Colegas delegatários, muito me preocupa ver as eleições do IRIB sendo conduzidas por alguns como se o Instituto do Registro Imobiliário do Brasil fosse um clube de amenidades. O IRIB tem papel fundamental na implantação do Registro Eletrônico e equívocos na estratégia de condução do tema implicarão em despesas monumentais para os registradores brasileiros, além de descrédito na classe como um todo, com repercussão nas demais especialidades. É importante que cada registrador brasileiro vote com consciência das graves responsabilidades de sua escolha e não opte por este ou aquele candidato por questões de amizade ou simpatia. De minha parte, não tenho dúvidas. Estou com Sergio Jacomino."

 

A chapa “IRIB Construindo Pontes”, com sua composição, teve seu registro admitido e disputa a eleição para escolha da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e de Ética do IRIB biênio 2017/2018.

 

O pleito será realizado no dia 1/12, na sede do Instituto, em São Paulo. Podem votar todos os associados registradores imobiliários em dia com suas contribuições com o Instituto. Até o dia 1/11 serão remetidos, via postal, o regulamento eleitoral e a cédula única para votação, além de instruções sobre a forma de votar e a segurança de sigilo do voto.

 

Conto com seu apoio para ultrapassar essa maré turbulenta. Conclamo os colegas a acreditar no nosso trabalho e no empenho de todos pelo engrandecimento da classe.

 

Ana Teresa Araújo Mello Fiúza

Registradora do 2º Ofício de Imóveis de Fortaleza-CE