Notícias do front

Consulte os textos publicados em redes sociais relativos aos temas debatidos em nossa campanha.

Neste pequeno texto manifestamos nossa discordância em relação à aquisição da sede do IRIB em Brasília e alertamos os colegas acerca da estratégia de post truth - expressão norte-americana que se refere ao fenômeno de construção de narrativas que se superpõem a fatos com ares de verdade. 

A postagem do domingo [Registro do Futuro – Xenofobia] rendeu alguns comentários críticos. A atividade crítica é boa e favorece o diálogo. Resolvi externar a opinião crítica omitindo, naturalmente, os autores. Interessa-nos o teor do comentário, não a exposição dos colegas. Aqui vão as interpelações e as respostas.

Quero ir direto ao ponto e declarar que estas eleições têm um caráter plebiscitário. Os registradores serão chamados a optar entre a orientação seguida pelas últimas gestões do Instituto – destacadas pelo meu concorrente como referência e padrão – ou escolher a via de renovação dos quadros diretivos e associativos, promovendo uma completa mudança de rumo político e estratégico da entidade. 

30/10/2016 - Por que voto em Sérgio Jacomino. Ana Teresa Araújo Mello Fiúza

Lei aqui a crítica que se faz ao Projeto SINTER. "Não deixa de ser um triste paradoxo o fato de que a criação do Registro de Imóveis Eletrônico, a nós confiado, talvez se concretize por órgão exógeno à função registral".

A regulamentação da Lei 11.977/2009 pelo Executivo Federal – riscos e oportunidades. Neste opúsculo, discute-se a extrapolação dos limites regulamentares na criação do SINTER – Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais e a apropriação dos dados dos Cartórios de Registro de Imóveis brasileiros.

08/11/2016 - A emoção de um fundador do IRIB. Edson de Oliveira Andrade..

São Paulo é o berço do IRIB. Só quem pôde estar presente à histórica Assembleia Geral da Fundação realizada na Capital no dia 19/06/1974 sentiu a emoção dos registradores dos vários Estados da Federação com a criação do IRIB, desiderato antigo que, finalmente, tornava-se realidade...

08/11/2016 - O que deve ser feito e como fazê-lo. Mareliza Alonso Cupolilo.