reprepresentação institucional

O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil nasceu com um claro objetivo: representar os registradores brasileiros e dar-lhes todo o apoio técnico e institucional para seu aperfeiçoamento profissional. 

Lê-se nos atos fundacionais do IRIB seus objetivos cardeais:

"A iniciativa da reunião partiu de alguns oficiais de Registro de imóveis, que de há muito ja vinham alimentando a ideia de congregar nossos colegas de todo o País num só órgão representativo de sua classe, destinado não tanto a defender, como tal, seus interesses privatistas, mas com a finalidade, sobretudo, de contribuir para a ampliação de seus conhecimentos profissionais, a elevação de sua cultura jurídica e a modernização de seus métodos de trabalho". (*)

Nosso primeiro presidente, JULIO DE OLIVEIRA CHAGAS NETO, diria na fundação do IRIB, em 1974:

Encontros, enfim, como este, que nos coube a honra de convocar, para estudo das possibilidades de se fundar, no País, uma entidade representativa dos Oficiais de Registro de Imóveis do 'Brasil e contribuir, por essa forma, - como Agentes que somos do Poder Público - para zelar pela validade dos atos relativos ao registro da Propriedade imobiliária.

ADALBERTO TABOSA DE ALMEIDA, pranteado colega do Recife, PE, diria que a fundação do IRIB "poderá prestar serviços de grande relevo, colaborando com a coletividade e com os poderes públicos no aperfeiçoamento da nossa legislação imobiliária e registral e da nossa organização judiciária, bem como no melhoramento dos serviços cartorários que lhe disserem respeito". 

Esses objetivos nós agora reafirmamos.

A interlocução entre os registradores e as autoridades dos vários escalões administrativos, legislativos e judiciários, reclama qualificação técnica, profissional e política. 

Para tal nos preparamos. Nossa diretoria reúne os mais destacados colegas nas várias áreas em que pretendemos atuar.

Aguarde o detalhamento do nosso programa e o confira no botão MAPA DO CAMINHO.

Fonte da citação: Boletim da Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de São Paulo, abril a dezembro de 1974, n. 98, p. 11 et seq. Foto: Júlio de Oliveira Chagas Neto, primeiro Presidente do IRIB em foto de 1977 - acervo do IRIB.